domingo, 13 de setembro de 2015

O Dia a Dia Nas Fábricas


            Com a Revolução Industrial o modo de vida e a maneira de trabalhar da maioria da população Inglesa foi alterada. Os ambientes insalubres contribuíam para piorar as já precárias condições de saúde dos trabalhadores.

O cotidiano operário

            O dia a dia dos trabalhadores das fábricas era muito cansativo. Homens, mulheres e crianças chegavam a trabalhar mais de 14 horas por dia, com quase nenhum descanso.
            As fábricas eram escuras, úmidas e com pouca ventilação. Era muito comum acontecer acidentes de trabalho, e nesses casos os operários não recebiam nenhuma ajuda financeira ou médica.

As famílias

            Um pai de família tinha poucas chances de conseguir emprego numa fábrica no século XVIII. Já sua mulher e seus filhos, não importando a idade, representavam o perfil mais usado pelos industriais com as máquinas cada vez mais potentes, a força foi sendo substituída pela delicadeza. Mas, o principal motivo dessa preferência estava nos salários mais baixos pagos a mulheres e crianças.


(mulheres e crianças operárias)

O horário


            As famílias eram acordadas por volta das 4 horas da manhã ao som de um apito e partiam para o trabalho. Ao fim da jornada de trabalho (por volta das 20:00 horas da noite) os trabalhadores limpavam as máquinas antes de ir para casa.
(trabalhadores das indústrias inglesas)

Um comentário: