domingo, 13 de setembro de 2015

A Reação Operária


           
            Durante a revolução industrial, a luta dos trabalhadores ingleses contra a exploração capitalista e por melhores condições de vida e de trabalho foi travada em diversas frentes e de várias formas.
            No século XIX os operários ingleses entravam em contato com jornais clandestinos, muitos que distribuíam esses jornais eram presos, despedidos e muitas vezes deportados. Esses jornais além de ter artigos que criticavam a exploração do trabalho, denunciava também as condições de vida precária dos trabalhadores e informava sobre as reivindicações do proletariado.

Movimentos grevistas e o ludismo:

Muitos inconformados com a situação em que estavam se manifestaram – por meio de greves e motins. No século XIX aconteceu o movimento ludista ( a palavra Ludista vem de Ned Ludd, um dos líderes desse movimento), os ludistas eram contrários a industrialização de vários setores da economia inglesa, pois as máquinas substituíam o trabalhador, tornando-o obsoleto e por consequência, desempregado.
            Os operários fabris se organizaram e reuniram-se em associações de trabalhadores para ajuda recíproca, conhecidas como Trade Unions. que tinham como objetivo principal organizar as reivindicações de grupos profissionais especializados. Em troca esse profissionais pegavam uma pequena quantia mensal. Essas associações foram se fortalecendo lentamente e deram origem aos sindicatos de trabalhadores.

            Outro movimento popular de grande influência na Inglaterra entre os anos 1830 e 1840 foi o cartismo, nesse movimento, os operários procuraram, por meio da participação política, constituir uma sociedade democrática mais igualitária.


(Trade Unions)


("A liberdade sobre as Barricadas". Quadro de Engéne Delacroix.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário